O Senado de Idaho aprovou uma resolução na terça-feira (20), que pede uma reforma abrangente da política de imigração a nível federal.
Conhecida como “Memorial Conjunto do Senado n.º 102”, a resolução destaca a necessidade de uma reforma imigratória direcionada, de bom senso, centrada nos negócios e orientada para o mercado. O texto salienta a falha do governo federal em assegurar uma fronteira segura e faz um apelo para que o Congresso e o presidente dos EUA ajam nesse sentido.
O líder da maioria no Senado, Kelly Anthon, ressaltou a responsabilidade do governo federal de proteger as fronteiras e destacou a importância de uma reforma que não conceda anistia a indivíduos atualmente no país sem status legal.
“A falha catastrófica na fronteira é uma falha catastrófica do governo federal. Como sabem quem estuda a Constituição, é exigência do governo federal nos proteger na fronteira federal. E eles não conseguiram fazer isso”, disse.
Além disso, a resolução enfatiza a importância da segurança fronteiriça através do uso de tecnologia moderna e propõe a implementação de um programa de trabalhadores convidados para atender às demandas de mão de obra em setores como agricultura e construção.
A resolução foi aprovada pelo Senado de Idaho com uma ampla margem de 30 votos a 4, e agora será considerada pela Câmara de Idaho.
Enquanto alguns senadores expressaram apoio à resolução, como Kelly Anthon e Jim Guthrie, outros, como a senadora Glenneda Zuiderveld e o senador Dan Foreman, levantaram preocupações sobre a necessidade de medidas mais robustas para garantir a segurança e o cumprimento das leis de imigração.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.