As autoridades de imigração dos Estados Unidos relataram um número recorde de deportações de migrantes ilegais nos últimos dois meses. Dados recentes mostram que o total de deportações e retornos ultrapassou o de todos os anos desde 2011.
O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) informou que, nas duas primeiras semanas de julho, deportou adultos solteiros e famílias para vários países da América do Sul e Central, além da China. Esses voos elevaram o total de deportações no último ano para 742.000 pessoas.
O número é muito maior do que o do ano fiscal de 2023, quando 142.580 pessoas foram deportadas, além das 62.545 expulsões sob o Título 42, antes da revogação dessa ordem em maio de 2023.
“Se um não-cidadão chega e não tem base legal para permanecer nos Estados Unidos, ele é processado e removido rapidamente, de acordo com a lei dos EUA”, afirmou o ICE em um comunicado na sexta-feira (12).
Entre julho de 2023 e maio de 2024, 2.377.158 pessoas foram encontradas na fronteira sudoeste, com aproximadamente 31% desse total sendo deportados. No entanto, muitos dos deportados já estavam no país aguardando sua remoção. O ICE destacou que todos os não-cidadãos são examinados para determinar se têm base legal para permanecer no país antes de serem removidos.
“Aqueles colocados em processos de remoção apresentam suas reivindicações de alívio ou proteção contra remoção perante juízes de imigração nos tribunais de imigração, administrados pelo Gabinete Executivo de Revisão de Imigração do Departamento de Justiça”, explicou o ICE.
Sob o governo Biden, as deportações aumentaram, com pelo menos 1,1 milhão desde 2021.
“Continuaremos a aplicar nossas leis de imigração e a remover indivíduos sem base legal para permanecer nos Estados Unidos”, declarou o secretário de Segurança Interna, Alejandro N. Mayorkas, em um comunicado à imprensa.
“Não acreditem nas mentiras dos contrabandistas”, advertiu.
Até 2 de julho, cerca de 120 voos de repatriação para 20 países foram realizados após a Ordem Executiva do Presidente, que restringiu severamente as entradas na fronteira.
Donald Trump e o Partido Republicano prometeram aumentar as deportações caso voltem à Casa Branca e assumam o controle do Congresso em novembro.
*Adaptação: News Week
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.