Um grupo de legisladores bipartidários, liderado pelos deputados Pramila Jayapal, Rich McCormick e Raja Krishnamo, introduziu, em 1º de dezembro, na Câmara dos Representantes, o projeto de lei conhecido como Lei HR6542. O objetivo desta proposta é reduzir a demora nos processos de obtenção do Green Card, eliminando as restrições por país nos casos baseados em emprego e aumentando os limites para os casos baseados em laços familiares.
A Lei HR6542 foi proposta para beneficiar, especialmente, os imigrantes indianos e chineses, que atualmente enfrentam décadas de espera pela residência permanente nos Estados Unidos.
Ao eliminar progressivamente o limite de 7% por país ao longo de nove anos para os Green Cards baseados em emprego, a legislação busca aliviar a situação de mais de 1,2 milhão de imigrantes altamente qualificados que enfrentam atrasos. Além disso, o projeto propõe elevar o limite para os Green Cards patrocinados por famílias de 7% para 15%.
O projeto também tem como objetivo auxiliar as empresas americanas na retenção de talentos qualificados, considerados essenciais para a competitividade global. Grupos de defesa da imigração expressaram apoio ao projeto de lei, reconhecendo seu potencial para transformar o sistema atual de imigração.
Ao longo dos últimos 15 anos, no entanto, um projeto semelhante, denominado Lei EAGLE (Equal Access to Green Cards for Legal Employment), foi apresentado em diferentes ocasiões, mas nunca obteve aprovação. De acordo com o GovTrack.us, uma organização independente que monitora os procedimentos do Congresso americano, as chances de aprovação do projeto de lei atual são estimadas em apenas 4%.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.