Os Estados Unidos são o principal destino de estrangeiros de todo o mundo quando o assunto é oportunidade de trabalho e avanço na carreira. Porém, para trabalhar no país norte-americano como imigrante, é preciso ter uma autorização legal – o chamado Documento de Autorização de Emprego (EAD).
O EAD é emitido pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) e permite que imigrantes trabalhem por um período de tempo no país, em qualquer área profissional ou localidade. Normalmente, o benefício é destinado automaticamente àqueles que possuem autorização legal para morar nos EUA, através de diferentes tipos de vistos.
Quem pode obter um Documento de Autorização de Emprego (EAD)?
Existem algumas categorias de imigrantes que podem ser elegíveis para obter um EAD. São alguns exemplos:
- Portadores de visto de estudante F-1 ou M-1;
- Cônjuges de portadores de visto de trabalho ou residentes permanentes, sendo possível trabalhar nos EUA enquanto acompanham seus companheiros;
- Noivos não-imigrante com o visto K-1 ou dependente K-2;
- Asilados e refugiados;
- Vítimas de violência doméstica ou tráfico de pessoas. Entretanto, a elegibilidade para um EAD pode variar de acordo com a categoria e o status de imigração do requerente. Por isso, é muito importante consultar um advogado de imigração qualificado para obter informações aprimoradas.
Como obter o documento?
Antes de tudo, é preciso saber se o estrangeiro é um imigrante elegível para o benefício. Posteriormente, será necessário preencher o Formulário I-765 (Pedido de Autorização de Emprego) e enviar ao USCIS, juntamente com os documentos de suporte necessários e o pagamento de algumas taxas. Em alguns casos, pode ser necessário passar por uma entrevista de imigração e fornecer evidências como comprovação de status de imigração, certidão de casamento, certidão de divórcio, entre outros.
Depois de enviar a solicitação, o status do processo fica disponível no site do USCIS para acompanhamento online.
Qual é a validade do EAD?
A validade do Documento de Autorização de Emprego pode variar dependendo da categoria de elegibilidade do requerente. Geralmente, o período é de um ano. O processo de renovação pode ser iniciado com antecedência, evitando uma importuna interrupção do trabalho.
Além disso, caso o documento tenha sido furtado, perdido ou destruído, o estrangeiro pode solicitar um EAD de substituição.
Para saber mais sobre o processo de obtenção do Documento de Autorização de Emprego (EAD) e as oportunidades de carreira nos Estados Unidos, entre em contato com o Castro Legal Group. Será um prazer te representar!
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.