Um recorde de atrasos assola os tribunais de imigração dos Estados Unidos, com mais de 1,3 milhão de processos de asilo aguardando resolução até o momento no ano fiscal de 2024, conforme revelado em uma análise divulgada pela Universidade de Syracuse na sexta-feira (10).
De acordo com a Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC) da Universidade de Nova York, os atrasos vêm sendo observados desde 2008. Em relatório, o TRAC alerta que, embora os juízes de imigração estejam trabalhando arduamente, não conseguem acompanhar o fluxo contínuo de novos casos que chegam aos tribunais. No entanto, estão empenhados em concluir mais casos até o final do ano.
Das decisões já tomadas, 35,7% resultaram em ordens de deportação ou saída voluntária. No mês de abril de 2024, os imigrantes no Colorado viram a maior proporção de decisões negativas, enquanto aqueles com casos nos tribunais de imigração de Vermont experimentaram a menor taxa de ordens de deportação.
Enquanto isso, o site de notícias Axios revelou que funcionários do governo Biden estão se preparando para publicar uma nova regra para rejeitar mais rápido alguns imigrantes que solicitam asilo logo após cruzarem a fronteira.
A proposta permitiria que autoridades de imigração negassem o asilo a migrantes dentro de dias ou horas após cruzarem ilegalmente a fronteira, contrastando com o atual processo que pode levar anos.
Os planos de fronteira foram discutidos em uma reunião na semana passada, que contou com a participação do líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jeffries, e altos funcionários de Biden, conforme relatado pela NBC News.
Esta reunião foi marcada para esboçar estratégias para os planos de fronteira do Congresso e do Executivo nas próximas semanas, com os democratas buscando abordar a questão antes de novembro.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.