O governo brasileiro postergou para 10 de abril a reintrodução da exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália que desejam visitar o Brasil. A decisão foi oficializada na quinta-feira (4), por meio de um decreto publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União.
A justificativa do adiadmento foi para “concluir o processo de implementação do sistema e evitar a introdução durante o período de alta temporada de viagens de fim e início de ano”. A intenção é assegurar uma implementação segura da medida, sem impactos negativos no setor de turismo, conforme comunicado à imprensa.
Essa é a segunda vez que o governo adia a implementação da exigência de visto. Inicialmente programada para 1º de outubro de 2023, a data foi adiada anteriormente para 10 de janeiro de 2024.
A isenção da exigência de visto foi estabelecida em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro. O atual presidente Lula decidiu reintroduzir a necessidade do visto com base no princípio da reciprocidade.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.