Na última segunda-feira (26), a Casa Branca divulgou que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará uma visita à fronteira com o México, mais precisamente em Brownsville, no Texas, na próxima quinta. No mesmo dia, Donald Trump, ex-presidente republicano desembarca em Eagle Pass, localizado a cerca de 521 quilômetros de distância do ponto de Biden.
Durante a estadia na região, Biden pretende se reunir com agentes da Patrulha de Fronteira, autoridades policiais e líderes locais. O horário exato da visita ainda não foi confirmado, tampouco se o presidente fará declarações públicas.
Fontes da Bloomberg indicam que é esperado que Biden faça pressão sobre os legisladores pela aprovação de um acordo bipartidário, recentemente rejeitado pelo Senado no início de fevereiro, que tratava de políticas migratórias mais rigorosas.
Já a viagem de Trump foi anunciada pela rede CNN na semana anterior. Eagle Pass foi escolhida por ser um epicentro do aumento recente nas travessias de imigrantes. Fontes próximas ao republicano, que preferem não se identificar, revelaram ao The New York Times que o candidato planeja destacar a crise migratória e responsabilizar Biden em seus comentários na fronteira.
As visitas ocorrem às vésperas das primárias da Super Terça-feira, em 5 de março, quando vários estados realizarão disputas de nomeação republicana.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.