Texas construirá base militar na fronteira com México para conter imigração irregular

45236644354_597021d44a_5k_site crop

O estado do Texas anunciou na sexta-feira (16), um plano para erguer uma base militar ao longo da fronteira com o México, visando conter a entrada irregular de imigrantes nos Estados Unidos, em meio a uma disputa com o governo federal pelo controle da região.

O governador republicano Greg Abbott fez o anúncio em Eagle Pass, uma cidade localizada no extremo sul do estado, acompanhado por soldados, no local onde será construída a instalação militar em um terreno de 32 hectares. A base, que tem previsão para receber 300 soldados até meados de abril, tem como objetivo fortalecer a capacidade de resposta do Departamento Militar do Texas na região. 

Em Eagle Pass, tropas do Texas assumiram recentemente o controle do Parque Shelby, que possui uma rampa de acesso ao rio, e instalaram cercas de arame farpado ao longo de aproximadamente 160 quilômetros das margens do Rio Grande. Esta ação levou o governo Biden a contestar o caso na Justiça, argumentando que as questões fronteiriças são de jurisdição federal.

Abbott, no entanto, destacou a eficácia do arame farpado e afirmou que com soldados posicionados ao longo do rio, a construção da barreira será mais rápida. Ele também ressaltou que, na sua visão, não é o México que controla a fronteira, mas sim os cartéis.

Enquanto o processo segue nos tribunais, o Texas continua a expandir a barreira, mesmo com a autorização da Suprema Corte americana para a polícia fronteiriça cortar o arame. 

Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.

–  Whatsapp: +1-954-204-0393

–  Youtube: USA4ALL by Renata Castro

–  Instagram: @usa4all.law