O Departamento de Estado americano anunciou uma redução no tempo de processamento de passaportes. Pela primeira vez em três anos, a espera de meses pelo documento pode ter um fim. De acordo com as últimas estimativas, os viajantes poderão ter os passaporte processados em quase um mês.
Desde o dia 6 de novembro, a espera para confecção e entrega dos passaportes passou a ser de 3 a 5 semanas para solicitações aceleradas e de 7 a 10 semanas para solicitações regulares. No início do ano, a espera era de até 13 semanas para o serviço regular.
O DOS afirma que, apesar dos atrasos, processou uma quantidade recorde de passaportes entre outubro de 2022 e setembro de 2023. Durante esse período, foram emitidos mais de 24 milhões de documentos, “o maior número na história da nossa nação”.
As autoridades dizem que o objetivo é retornar aos prazos de antes da pandemia até o final de 2023, quando o processamento de rotina levava de 6 a 8 semanas, e os pedidos acelerados eram resolvidos em 2 a 3 semanas.
Para concluir a meta, o DOS aumentou os recursos disponíveis: “Estamos recrutando e contratando agressivamente em nossas agências e centros de passaportes. Os membros da nossa equipe em todo o país contribuem com dezenas de milhares de horas extras por mês para emitir os milhões de documentos solicitados pelos viajantes americanos. Abrimos um escritório satélite para ajudar a processar o grande número de inscrições que recebemos”, disse o comunicado.
O tempo total de processamento do passaporte americano não inclui o tempo de envio da solicitação – esse prazo só começa quando os documentos chegam a uma agência. Segundo o próprio Departamento, pode levar até 2 semanas para que as solicitações cheguem a eles por correio.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.