Nesta terça-feira (19), a Suprema Corte bloqueou a suspensão de uma lei do Texas que permite a detenção e possível expulsão de imigrantes que cruzaram ilegalmente a fronteira com o México.
A decisão chega menos de um dia depois que o juiz Samuel Alito adiou a entrada em vigor da lei temporariamente, após uma série de recursos judiciais para bloqueá-la.
O impasse legal surgiu de uma disputa entre o Departamento de Justiça e o governo do Texas, liderado pelo governador Greg Abbott, sobre questões de jurisdição federal e estadual na gestão das fronteiras.
A lei, promulgada por Abbott em dezembro de 2023, permite que as autoridades texanas detenham pessoas no estado que não consigam provar a entrada legal no país, podendo enfrentar penas de prisão de até 20 anos ou expulsão para o México. A ação de Abbott é vista como uma resposta à crise migratória, que ele atribui ao presidente Biden.
Enquanto isso, a militarização de áreas na fronteira entre o Texas e o México continua, com Abbott implantando medidas como cercas de arame farpado e a construção de bases militares.
*Com informações da Agence France-Presse
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.