Por 87 votos a 11, o Senado americano decidiu aprovar, na quarta-feira (15), um pacote de leis provisório para 2024 criado para evitar a paralisação do governo. O texto segue agora para assinatura do presidente Joe Biden.
A iminência do shutdown, que poderia ter início nesta sexta (17), gerava preocupações entre especialistas em imigração, uma vez que a paralisação teria um impacto significativo nos portadores de visto H-1B.
Segundo a advogada Renata Castro, a suspensão dos serviços do governo levaria à interrupção de processos cruciais no Departamento do Trabalho, como o processamento de solicitações de condição de trabalho (LCA), certificação permanente de trabalho e outros casos – isso afetaria a habilidade dos trabalhadores estrangeiros de manterem seu status de não-imigrante.
Diante da aprovação do pacote, o líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer, afirmou: “Sem shutdown do governo, sem cortes em programas vitais. Este é um grande resultado para o povo americano.”
O projeto provisório adota uma abordagem de duas etapas em relação ao prazo, mantendo uma parte do governo em funcionamento até 19 de janeiro, enquanto o financiamento para as forças armadas e alguns dos principais programas domésticos do governo permanece até 2 de fevereiro, quando volta a ser discutido.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Youtube: USA4ALL by Renata Castro
*Com informações da CNN