Um programa que permite aos titulares de H-1B renovar vistos sem sair dos Estados Unidos foi aprovado, no dia 15 de dezembro, por uma revisão do Gabinete de Informação e Assuntos Regulatórios da Casa Branca. O piloto valerá a partir de janeiro do ano que vem e não beneficia os cônjuges dos portadores.
Inicialmente, o programa vai beneficiar 20.000 trabalhadores H-1B. No entanto, os detalhes completos da elegibilidade e operação do piloto vão ser disponibilizados em um aviso publicado no Federal Register.
Atualmente, todos os solicitantes de visto são obrigados a sair dos EUA e agendar entrevistas nos postos consulares no exterior.
O programa de renovação de visto dentro do país é uma das medidas que o governo tem adotado para reduzir o tempo de espera nos serviços consulares.
Em países como a Índia, a maior fonte de trabalhadores H-1B, a demora para obtenção de vistos aumentaram a incerteza nos planos de viagem desses trabalhadores e dos seus empregadores.
Estima-se que 75% dos vistos H-1B concedidos em um ano vão para trabalhadores indianos, contratados por algumas das maiores gigantes da tecnologia dos EUA, como Amazon, Microsoft, Google e Facebook.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Youtube: USA4ALL by Renata Castro