Uma das maneiras de adquirir um Green Card e se tornar residente permanente dos Estados Unidos é através do emprego.
Existem várias categorias de vistos de trabalho que oferecem o benefício, cada uma com requisitos específicos.
Um dos mais reconhecidos é o EB-2, direcionado a profissionais que se destacam em suas respectivas áreas de atuação, demonstram habilidades excepcionais e possuem uma oferta de emprego. Por outro lado, o EB-2/NIW, uma categoria relacionada, elimina a necessidade de um empregador, desde que o requerente possa comprovar que sua presença nos Estados Unidos é de interesse nacional.
Outra alternativa é o EB-1, voltado para indivíduos com habilidades extraordinárias e reconhecimento internacional nas áreas de artes, educação, ciência, negócios ou esportes. Não é necessário, nesse caso, ter uma oferta de emprego.
Além disso, há a categoria EB-3, que se destina a trabalhadores qualificados, abrangendo profissionais com formação técnica e experiência em campos como construção, tecnologia da informação, fisioterapia, enfermagem, entre outros.
O Green Card por trabalho oferece uma série de benefícios. Além de fornecer a segurança de residência permanente nos EUA, os titulares de Green Cards têm o direito de trabalhar e estudar em qualquer lugar do país. Eles também podem solicitar a cidadania americana após um período de residência.
Além disso, os residentes permanentes podem acessar benefícios de saúde, seguro social e outros programas de assistência governamental. Eles podem comprar imóveis, abrir negócios e aproveitar muitos dos direitos e privilégios de um cidadão dos EUA.
Estrangeiros que se casam com um cidadão americano, independente de gênero ou orientação, têm direito de solicitar um Green Card.
Investidores estrangeiros que buscam estabelecer raízes e prosperar em solo americano devem adquirir o visto EB-5, também conhecido como “Visto do Investidor Imigrante”.