O número de imigrantes capturados na fronteira entre os Estados Unidos e o México diminuiu em mais de 40% nas últimas três semanas, após a implementação de uma nova ordem executiva que restringe a entrada, conforme anunciado por um porta-voz da Casa Branca na quarta-feira (26).
Esta ordem, assinada pelo presidente Joe Biden no início deste mês, determina o fechamento temporário da fronteira com o México para solicitantes de asilo se a média semanal de entradas irregulares exceder 2.500 em sete dias, reabrindo quando esse número cair para 1.500. Exceções são aplicadas a menores desacompanhados, vítimas de tráfico humano, migrantes com visto e aqueles que usam meios legais, como o aplicativo CBP One.
“A média de interceptações em sete dias pela patrulha fronteiriça caiu mais de 40%, ficando abaixo de 2.400 por dia, sendo o menor nível registrado desde 17 de janeiro de 2021”, informou o Departamento de Segurança Interna (DHS) em um comunicado.
Nas últimas semanas, o DHS repatriou mais de 24.000 indivíduos para mais de 20 países utilizando mais de 100 voos internacionais.
*Com informações da Agence France-Presse
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.