Decisão da Suprema Corte dos EUA permite que Trump concorra às eleições

Donald_Trump_(53299778519)_site crop

A Suprema Corte dos Estados Unidos determinou, nesta segunda-feira (4), que o ex-presidente Donald Trump pode ter seu nome novamente nas urnas eleitorais do Colorado, sustentando que os Estados não possuem autoridade para rejeitar candidaturas presidenciais com base em acusações de envolvimento em rebelião ou insurreição contra os EUA.

Dessa forma, Trump está qualificado como pré-candidato republicano e compete pela indicação apenas com Nikki Haley, cuja candidatura está enfraquecida depois de ter perdido as primárias para o ex-presidente em outros estados.

Em uma rede social, Trump comemorou a decisão: “Grande vitória para a América!”. 

Em dezembro, a Suprema Corte do Colorado baseou sua argumentação contra Trump na 14ª Emenda da Constituição, que proíbe qualquer indivíduo de ocupar um cargo público se estiver envolvido em uma “insurreição ou rebelião” após ter feito o juramento de defender a Constituição. Um grupo de eleitores republicanos e independentes do Colorado apresentou um processo alegando que Trump estava desqualificado por incitar a invasão ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, com o objetivo de impedir a certificação da eleição do atual presidente Joe Biden em 2020. 

Apesar de enfrentar acusações de vários crimes federais e estaduais por seus esforços para permanecer no poder após perder as eleições de 2020, Trump não foi formalmente acusado do crime federal específico de insurreição, que acarreta pena máxima de 10 anos de prisão e a proibição automática de ocupar cargos federais.

Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.

–  Whatsapp: +1-954-204-0393

–  Youtube: USA4ALL by Renata Castro

–  Instagram: @usa4all.law