Na última semana, o Comitê de Política Educacional da Câmara do Alabama aprovou uma iniciativa legislativa que visa permitir que imigrantes indocumentados tenham acesso às universidades públicas do estado.
Apresentado pelo deputado Reed Ingram, R-Pike Road, o Projeto de Lei HB 210 propõe que estudantes indocumentados que tenham frequentado o ensino médio por pelo menos três anos e possuam um diploma de ensino médio, GED ou equivalente, possam solicitar admissão em uma das instituições de ensino superior do Alabama.
Durante a sessão, Ingram destacou que há relatos de muitos desses alunos buscando oportunidades de educação superior em outros estados.
Desde a aprovação da HB 56 em 2011, uma lei destinada a criminalizar a presença de imigrantes ilegais no Alabama, os estudantes têm sido proibidos de frequentar o ensino superior público.
A proposta foi aprovada no comitê por meio de votação verbal e agora segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
Segundo dados do Censo dos EUA, apenas 3,8% da população do Alabama é composta por imigrantes, em comparação com uma média nacional de 14%.
Fonte: Alabama Reflector e Brazilian Times.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.