Em um comunicado conjunto divulgado pelo Departamento de Estado após o primeiro diálogo bilateral sobre políticas migratórias entre os Estados Unidos e o Brasil nesta segunda-feira (29), os dois países enfatizaram a necessidade de cooperação para enfrentar os desafios e oportunidades apresentados pelo atual cenário imigratório.
Os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva defenderam uma abordagem baseada em promover acesso à proteção internacional e uma migração segura, ordenada, humana e regular. Ambos reconhecem que a situação atual requer parceria e colaboração contínuas, “pois nenhum país pode lidar sozinho com os complexos desafios migratórios e a proteção dos refugiados”, diz o comunicado.
Os dados oficiais mostram que, em março, a patrulha de fronteira americana interceptou 189.372 imigrantes e solicitantes de asilo, a maioria de origem latina, que cruzaram ilegalmente a fronteira com o México. Desde o início do ano fiscal em outubro, mais de 1,3 milhão de interceptações foram registradas.
Ambos reiteram seus compromissos em manter a colaboração e o diálogo sobre esta questão política.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Youtube: USA4ALL by Renata Castro
*Com informações da Agence France-Presse