A partir de 10 de outubro de 2024, solicitantes dos vistos J-1 e J-2, usados por participantes de programas de intercâmbio e seus dependentes, poderão contar com uma importante mudança: a validade máxima desses vistos será ampliada de 12 para até 24 meses.
Os vistos J-1 e J-2 são concedidos para diversas categorias de intercâmbio, como estudantes, estagiários, professores, au pairs, entre outros. O J-1 é destinado aos participantes diretos desses programas, enquanto o J-2 é reservado para cônjuges ou filhos dependentes dos titulares do J-1.
Além do aumento da validade, os solicitantes aprovados para esses vistos deverão pagar uma nova taxa de reciprocidade de US$ 102, que será aplicada após a entrevista de visto, diretamente nos consulados ou na embaixada dos EUA. Essa taxa é adicional à de solicitação (US$ 185) e à taxa SEVIS, que seguem inalteradas.
Apesar da ampliação da validade máxima, a duração do visto será ajustada conforme a data final da atividade indicada no formulário DS-2019, utilizado no processo de solicitação. Ou seja, o visto será concedido de acordo com o período do programa de intercâmbio.
Com essas mudanças, espera-se que o processo de obtenção dos vistos J-1 e J-2 ofereça mais flexibilidade para intercambistas e seus dependentes.
Para mais informações, os solicitantes podem consultar os sites oficiais do governo dos Estados Unidos ou entrar em contato diretamente com os consulados e a embaixada.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos avaliação inicial gratuita do seu caso.
– Youtube: USA4ALL by Renata Castro
– Instagram: @usa4all.law