Biden assina decreto que restringe temporariamente pedidos de asilo na fronteira

52720473816_0464deeb4d_k_site crop

O presidente Joe Biden assinou, nesta terça-feira (4), um decreto que impõe uma restrição temporária ao asilo na fronteira entre os EUA e o México. A medida entrou em vigor à meia-noite.

De acordo com o decreto, os pedidos de asilo serão interrompidos se o número de encontros na fronteira ultrapassar uma média de 2.500 por dia durante uma semana. O processamento dos pedidos só será retomado quando o número cair para 1.500.

Os imigrantes que forem pegos atravessando ilegalmente poderão ser deportados rapidamente ou enviados de volta ao México. O Departamento de Segurança Interna dos EUA afirmou que haverá exceções para crianças desacompanhadas, pessoas enfrentando sérias ameaças médicas ou de segurança, e vítimas de tráfico.

“Embora esses passos sejam importantes, eles não são suficientes para realmente garantir a fronteira”, disse Biden, fazendo o anúncio ao lado de legisladores e autoridades municipais dos estados fronteiriços. “Precisamos mudar nossas leis.”

Autoridades disseram que as medidas são um paliativo necessário devido ao fracasso repetido de um projeto de lei bipartidário que teria combinado o limite de asilo com bilhões de dólares em financiamento adicional para a fiscalização da imigração.

Fonte: The Washington Post

Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.

–  Whatsapp: +1-954-204-0393

–  Youtube: USA4ALL by Renata Castro

–  Instagram: @usa4all.law