As travessias ilegais na fronteira entre os Estados Unidos e o México diminuíram mais de 50% em comparação com o recorde de dezembro de 2023, segundo um novo relatório que cita estatísticas federais.
De acordo com a patrulha de fronteira dos EUA, agentes registraram uma média diária de 3.700 apreensões de migrantes ao longo da fronteira nos primeiros 21 dias de maio. Isso representa uma queda de 54% em relação à média diária de 8.000 em dezembro, informou a CBS News na noite de quinta-feira (23).
O secretário de segurança interna dos EUA, Alejandro Mayorkas, elogiou a redução das travessias em entrevista à CBS. Ele destacou uma “série de ações que tomamos, não apenas fortalecendo nossa fiscalização e combatendo os contrabandistas, mas também criando caminhos legais para que pessoas qualificadas possam chegar aos Estados Unidos de forma segura, ordenada e legal.”
A queda nas travessias de migrantes ocorre em meio ao acirramento do debate sobre imigração entre republicanos e democratas no ano eleitoral de 2024. O presidente Joe Biden propôs recentemente mudanças nos procedimentos de asilo para tentar apaziguar ambos os partidos.
Em 23 de maio, senadores republicanos bloquearam pela segunda vez um projeto de lei bipartidário de segurança fronteiriça, com uma votação de 43-50, bem abaixo dos 60 votos necessários. Quatro democratas e dois independentes também votaram contra.
Biden criticou os republicanos, alegando que eles não se importam com a segurança da fronteira ou com a reforma do sistema de imigração dos EUA, e que teriam apoiado a lei mais rígida de fiscalização fronteiriça se realmente se importassem.
*Com informações do The Guardian
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.