Na última sexta-feira (19), o presidente Joe Biden expressou sua esperança de que nesta semana o Senado apresente um pacote bipartidário sobre imigração. Este pacote poderia potencialmente desbloquear um impasse relacionado ao seu pedido de financiamento mais amplo para a assistência à Ucrânia.
Biden destacou sua busca por “mudanças massivas” nas regras de imigração dos EUA como uma condição para a aprovação do acordo. Os republicanos no Congresso têm bloqueado a solicitação de Biden por bilhões em nova assistência à Ucrânia, buscando, ao mesmo tempo, um reforço nas novas regras fronteiriças.
Em uma reunião na quarta-feira com os principais líderes do Congresso para discutir o impacto na Ucrânia caso o financiamento dos EUA fosse interrompido, tanto Biden quanto esses líderes demonstraram otimismo em relação a um possível acordo. O presidente da Câmara, Mike Johnson, e o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, descreveram a reunião como “produtiva”.
Biden reafirmou seu otimismo na sexta-feira, destacando a possibilidade de resolver a questão no Senado ainda essa semana com um pacote bipartidário de senadores. Mas levantou a questão sobre se o presidente da Câmara, Mike Johnson, concordaria com o pacote:
“Agora a questão para o presidente da Câmara e os republicanos: eles estão prontos para agir também? Eles têm que escolher se querem resolver um problema ou continuar usando a questão como arma para ganhar pontos políticos contra o presidente. Estou pronto para resolver o problema”, disse Biden.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.