A quantidade de processos judiciais de imigração em Chicago dobrou em 2023, apresentando um cenário desafiador para os imigrantes recém-chegados que buscam estabilidade nos Estados Unidos. Até agora, já são 160.000 casos pendentes – contra 80.000 no ano passado.
Desde agosto de 2022, mais de 25.000 imigrantes foram transportados de ônibus para Chicago pelo governador do Texas, Greg Abbott. Embora a maioria almeje obter asilo, a demora nos tribunais indica que o processo pode se estender por anos.
Em entrevista ao WGN, o juiz de imigração Sam Cole afirmou que a situação está deteriorando rapidamente: “está cada vez pior – muito, muito pior”, disse.
Cole criticou o Departamento de Justiça – que é responsável por todos os tribunais de imigração do país. Segundo ele, esses tribunais não estão operando de maneira eficaz: “ter uma agência de aplicação da lei administrando um tribunal é uma receita para o desastre e estamos vendo isso agora. Cada vez que há uma mudança na administração, há uma nova política. Novas políticas passam pelo tribunal de imigração”.
No ano passado, o Departamento de Justiça solicitou financiamento para 200 juízes adicionais, mas apenas metade desse montante foi aprovado. Para o ano de 2024, o Departamento fez um novo pedido por cobertura financeira para mais 150 juízes, apontando para a urgência de fortalecer o sistema judicial de imigração diante do aumento constante de casos.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.